Vendarketing – Como o Inbound pode integrar os setores de Vendas e Marketing

Vendarketing é a união dos termos vendas + marketing representando a união de dois departamentos que alinham objetivos, métricas e processo para aumentar os resultados quando falamos em clientes.

Vendarketing - Como o Inbound pode integrar os setores de Vendas e Marketing

 

Empresas que se dedicam ao Inbound Marketing sabem que é através do mapeamento de conteúdo no funil é possível acompanhá-lo até a decisão de compra o que aproxima os dois departamentos.

1 – Defina a Persona


Em uma estratégia de marketing digital é essencial saber qual o público que você deseja atingir. Todo o funil de vendas será dedicado para esse público-alvo. A persona otimiza, segmenta e define quem é esse público, o que ele faz e do que ele gosta.
A persona do marketing deve ser a mesma da equipe de vendas, as equipes de trabalho devem estar alinhadas em relação a definições, termos e processos básicos, isso cria uma unidade e evita erros de interpretação na comunicação entre as equipes de marketing e vendas.

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2 – As duas equipes devem falar a mesma língua


Além da unidade de estratégia é importante para o vendarketing que as equipes de trabalho se comuniquem o tempo todo, trocando informações para que sempre haja aprendizado. Para isso, você pode criar reuniões frequentes entre os dois times para trocas de experiência e dessa forma, os processos serão mais eficientes e as decisões feitas com embasamento.

3 – Estabeleça metas e acompanhe os resultados obtidos 


Estabeleça metas reais para o time de marketing e time de vendas. Todas as pessoas envolvidas no processo de vendarketing devem ter objetivos específicos e numéricos. E além disso, todas as etapas do processo devem ser medidas para que seja possível perceber as falhas e oportunidades, e dessa forma, mensurar financeiramente o impacto que cada etapa teve.

Conclusão


O vendarketing é uma mudança de mentalidade em relação à maneira como as empresas conquistam clientes. Todo processo é uma consequência da prática dessa mentalidade. Crie seus próprios processos de acordo com a sua empresa e o mercado local.
Quando os dois times estão alinhados, menor será a chance de erro e reclamações. 

 

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