Otimismo volta aos poucos ao mercado imobiliário

Potenciais compradores de imóveis trazem expectativa de melhora e inspiram otimismo no mercado imobiliário.

 

 

otimismo-mercado-imobiliario-1

Os primeiros sinais de recuperação para o futuro do mercado imobiliário foram apresentados nos resultados do Raio-X FipeZAP do primeiro trimestre de 2016.

Entre o final de 2015 e o ano de 2016, o número de pessoas que pretendem comprar um imóvel subiu. Já a porcentagem de pessoas que achavam os valores dos imóveis muito altos diminuiu de 78% para 73%.

otimismo-mercado-imobiliario-2

Expectativas

A pesquisa reforça a ideia de expectativas melhores sobre a evolução de preços dos imóveis: este foi o segundo trimestre consecutivo em que o percentual dos entrevistados com intenção em comprar imóveis que acreditavam em queda de preços nos 12 meses seguintes caiu.

Apesar disso, os resultados desta edição do Raio-X FipeZAP mostram que a situação do mercado imobiliário segue desafiador. Por exemplo, o percentual médio de descontos de abril de 2015 a março de 2016, que chegou no presente trimestre ao maior patamar da série histórica, com 9,3%.

Ademais, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial também registrou seu menor valor desde o princípio da pesquisa: 39% no acumulado em 12 meses.

otimismo-mercado-imobiliario-3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *