O que é o Google Analytics e como ele ajuda na estratégia de marketing

O que é Google Analytics e qual a importância dele para o site de sua imobiliária2

O Google Analytics é uma aplicação gratuita usada nos sites para fazer o monitoramento de tráfego. Atualmente mais de 95% dos sites possuem esse aplicativo como ferramenta de estatísticas.
O Google Analytics monitora seu site e assim, sabe quantos usuários o acessam, além disso, em cima das estatísticas dos indicadores apresentados é possível saber a forma como os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas de seu site.

Assim, com base nas informações coletadas é possível analisar se os visitantes do seu site estão tendo o comportamento esperado, por exemplo, como resposta a uma determinada campanha de marketing.

Sessões

Este indicador refere-se ao número total de sessões no seu site.

Mas o que é uma sessão?

Uma sessão é um grupo de interações que ocorre em um determinado período, ou seja, tempo em que a pessoa interagiu ativamente com seu site.

Desta forma um único usuário pode abrir várias sessões em seu site. Por padrão, uma sessão permanece ativa até que
tenham se passado 30 minutos de inatividade.

Usuários

Este indicador refere-se às pessoas que interagiram com seu site por um determinado período, neste caso se um usuário visualizar suas páginas diversas vezes, ele contará como um único usuário.

Desta forma são mapeados os visitantes durante sua navegação e, assim, só são contabilizados aqueles que interagiram com seu site pela primeira vez. Com isso, você tem uma ideia real se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possuem.

Visualizações da página

Este indicador refere-se ao número total de páginas visitadas, por isso, sempre que uma página for carregada pelo navegador ela será contada uma visualização.

Páginas / Sessão

Este indicador refere-se ao número médio de páginas visualizadas durante uma sessão.

Duração média da sessão

Este indicador refere-se à duração média da sessão das pessoas que acessaram seu site. Indicando a duração total de todas as sessões (em segundos) / número de sessões.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição refere-se ao percentual de sessões de uma única página, ou seja, sessões nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela (abriu o site e fechou). Diversos fatores contribuem para uma alta taxa de rejeição. Por exemplo, os usuários podem sair do seu site na página de entrada se houver problemas de design ou dificuldade de uso. Opcionalmente, os usuários também podem sair do site depois de visualizar uma única página, caso eles tenham encontrado a informação desejada nela e não tenham interesse em acessar outras páginas.

Quais ações podem ser tomadas para diminuir a taxa de rejeição?

Conte a sua história de uma forma mais encantadora: permita que o seu público-alvo entenda quem é a sua empresa e o que ela pode oferecer para eles.

Mantenha o conteúdo do seu site sempre atualizado: mantenha banners atualizados, imóveis, dados de contato, disponibilize links para outros textos/imóveis relacionados no seu próprio site, mas não exagere.

Trabalhe no design do seu site: lembre-se: se um visitante não encontrar o que ele está procurando no seu site, ele não continuará navegando.

Seja social: as pessoas frequentemente utilizam as redes sociais para conhecer um pouco mais sobre uma empresa. Garanta que a sua marca esteja presente nas redes sociais e permita que as pessoas interajam com ela. As redes sociais podem auxiliar e muito no engajamento do seu público-alvo com o seu negócio.

Não interrompa a navegação do visitante: tenha certeza de que você jamais interromperá a navegação de um visitante. Evite pop ups e lightbox, também evite incorporar vídeos e sons com reprodução automática.

Defina metas aceitáveis para a taxa de rejeição: nem todo tipo de site precisa ter números muito baixos na taxa de rejeição, confira abaixo o padrão para cada modelo de página:

Websites institucionais e portais de conteúdo: 40-60%

Páginas para geração de leads: 30-50%

Blogs: 70-98%

Lojas virtuais: 20-40%

Sites de serviços: 10-30%

Landing Pages: 70-90%


Atraia os visitantes certos: defina as palavras-chave que melhor se relacionam com o seu conteúdo, – não se preocupe em atrair o maior número possível de visitantes, preocupe-se em atrair os visitantes que estão relacionados com a sua marca; escreva “meta descrições” atrativas e úteis para mecanismos de busca do Google.

Porcentagem de novas sessões

Porcentagem de novas sessões indica uma estimativa da percentagem das primeiras visitas, ou seja, é porcentagem de pessoas que acessam seu site pela primeira vez.

Neste indicador, o Analytics apresenta um gráfico verde e azul em forma de pizza com seus dados. No círculo azul e verde você consegue ver também a
porcentagem de visitantes que retornam ao seu site. Ao mesmo tempo em que é excelente você ter novos
visitantes, é muito importante você ter uma porcentagem equilibrada de pessoas que voltam para seu site. Pois se voltam é sinal que gostaram. Essa métrica é muito importante para você saber a fidelidade dos seus clientes.

Como aumentar o número de sessões de usuários, visualizações na página e novas sessões?

– Tenha seu próprio domínio (imobiliaria.com.br).

– Adicione o link do seu site na assinatura, como, por exemplo, de seus e-mails.

– Adicione o link do seu site nas redes sociais, existe um grande público presente nelas.

– Compartilhe seu site nas redes sociais. Mostre que o site da sua imobiliária está sempre atualizado.

– Faça campanhas no Facebook para promover seu site, ouum imóvel.

– Faça anúncios no Google Adwords: Com o Google Adwords você pode criar anúncios de posicionamento de marca. Sempre que potenciais clientes buscarem por produtos ou serviços que você oferece, seu site aparecerá nas primeiras páginas do Google. Como são anúncios segmentados para pessoas que estão interessadas em seus serviços ou produtos, o tráfego gerado será de alta qualidade.
 

2 comentários em “O que é o Google Analytics e como ele ajuda na estratégia de marketing

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