O que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar sua imobiliária


Cada vez mais imobiliárias tem apostado nessa estratégia de marketing, que visa atrair os clientes até seu negócio ao invés de chegar até ele por meio de campanhas massivas como jornal ou televisão, por exemplo. Aprenda como usar o Inbound Marketing e impulsionar seus negócios.

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O que é Inbound Marketing?

Segundo a Hubspot o conceito de Inbound é:
“Inbound marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”.

Como funciona o Inbound Marketing?

 O inbound marketing como dito acima, atrai os clientes através de conteúdo gerado pela empresa e disponibilizado pela internet. Esse conteúdo é gerado pensando no público alvo da empresa para que atraia um tráfego qualificado. Assim ele pode se transformar em um lead (contato) e a partir dai a empresa terá como se comunicar com ele através de emails, mídias sociais ou até mesmo de uma forma mais direta como telefone, por exemplo. Com Inbound sua imobiliária saberá exatamente quantos clientes ela gerou com o investimento em marketing. Assim, você saberá qual será seu ROI (retorno sobre investimento) e, dependendo da taxa gerada, saberá onde aumentar ou diminuir seus investimentos. Dessa forma sua imobiliária verá mais clientes chegando por um valor relativamente menor do que se, por exemplo, investisse em compra de espaço publicitário em um jornal, rádio ou televisão. Assim ficará mais fácil “visualizar” os investimentos e como as estratégias estão funcionando. 

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Atrair

Quem são e como encontrar as pessoas certas para levar até o site da sua imobiliária? Nessa etapa do Inbound Marketing é preciso ter definido o seu público-alvo, ou seja, às pessoas realmente interessadas no seu produto. Veja algumas estratégias usadas para atrair tráfego no seu site.

Blog: o Inbound Marketing se inicia através do blog que precisa ter conteúdo relevante para atrair a atenção dos visitantes. O conteúdo deve ser atraente, diversificado e atualizado constantemente. Se você não gosta de escrever ou não tem tempo para isso, contrate alguém para fazer esse serviço. 
O blog também precisa ter um design que contribua para o visitante permanecer por mais tempo online e atrair tráfego. O design tem um forte impacto para o cliente ter interesse em ler o conteúdo.

Mídias Sociais: Além de manter o blog da sua imobiliária atualizado você pode investir em mídias sociais, ou seja, tudo que foi publicado no blog deve ser compartilhado nas mídias sociais, como Facebook e Google+. Essa é a forma de envolver os usuários com a sua marca.

SEO/Palavras-chave: um processo de compra online começa pela busca do serviço/produto nos mecanismos disponíveis, como o Google ou Yahoo. Por isso, é importante que a sua imobiliária fique na primeira página quando pesquisada por palavras-chave. As técnicas de SEO são essenciais para isso, e para coloca-lá em prática é necessário otimizar as páginas do seu site, gerar conteúdo e agregar links em torno do que os visitantes estão buscando.

Converter

Já atraímos os visitantes para o site, eles se interessaram pelo conteúdo, nosso objetivo agora é convertê-los em leads. A melhor forma de chegarmos até eles é coletando nome e email. Essas informações de contato são de grande importância para a estratégia.

Botões de ação: utilize botões ou links que conduzem o visitante a realizar ações no site, como fazer download de um ebook, por exemplo. 

Landing Pages: quando o visitante clica no botão de ação (Call to Action) ele é enviado para uma página de destino ou landing page, local onde será feito o download do ebook e, para isso, será necessário que o visitante deixe seus dados de contato através de um formulário anexado à landing page. Com esses dados sua equipe de vendas pode entrar em contato para iniciar uma conversa com ele.

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Relacionar

Temos os dados do nosso primeiro lead, chegou a hora de transformá-lo em cliente. Como fazemos isso de forma efetiva?

Email Marketing: o que precisamos fazer nessa etapa é alimentar a comunicação com uma série de emails com conteúdo útil e relevante. Dessa forma, constrói-se confiança da imobiliária com cliente, até que ele fique confiante para comprar com você.

Automação de Marketing: a automação do marketing nada mais é que a criação dos emails adaptados às necessidades do lead (contato), por isso é enviado conteúdo do ciclo de compras contendo todas as etapas do funil de vendas. Não mande tudo de uma vez, siga a jornada de compra que foi criada para seu público.

Fidelizar

Chegamos no momento mais esperado do ciclo: a venda. Nessa etapa do Inbound Marketing você ganha o cliente! Mas, nem pense em abandoná-lo, é necessário fidelizá-lo também.
Personalização do seu site: a usabilidade do site  deve mudar de acordo com o ciclo de venda do cliente. Também ofereça atendimento personalizado, se torne um consultor para este usuário. 

>>> Entenda a importância dos banners no site da sua imobiliária

Mídias Sociais: nunca esqueça os clientes que entram em contato através da sua fanpage no Facebook. Dê atenção a esses canais e principalmente para esses leads (contatos). 

Email Marketing e Automação: direcione conteúdo de alta qualidade para os clientes fiéis, isso ajuda a alcançar grandes resultados. Eles podem receber com exclusividade ebooks ou descontos e lançamentos, por exemplo.
Mostre o quanto você se importa com o seu cliente, ofereça a ele mais do que uma imobiliária que aluga, vende imóveis e produz conteúdo, mas uma empresa com propósito que ele sinta orgulho em fazer parte.

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