Se você tem uma imobiliária ou trabalha em uma deve saber da importância de gerenciar muito bem os relacionamentos com os seus clientes atuais e futuros. Isso acontece não só no ramo imobiliário, mas em diversas áreas de atuações de empresas. Para isso, pode-se contar com um sistema CRM.
O CRM funciona como uma estratégia de negócios. Ele integra funções, processos internos e redes externas para levar valor ao cliente, tudo com base em informações de qualidade. É composto por processos, pessoas e ferramentas.
Os processos basicamente mostram o que deve ser feito pela empresa para atingir seu objetivo. As pessoas aprendem e executam esses processos para que com o auxílio da automação que ocorre através das ferramentas o objetivo da empresa seja atingido da melhor forma possível.
No caso das imobiliárias, o CRM guarda informações dos clientes e contatos envolvidos entre eles e a imobiliária. O CRM Facilita na hora da escolha do corretor pelos imóveis certos para apresentar aos clientes, evitando problemas como a demora na solução do problema e insatisfação do cliente.
O que é importante deixar claro é que um sistema CRM é muito mais do que uma simples ferramenta para organizar dados de clientes e contatos, pois ela permite diversas funções, como:
Funil de vendas
Acompanhe os momentos de decisão de compra que um possível cliente atravessa dentro de sua organização em tempo real, desde o momento em que ele fornece seus dados para você até a efetivação da compra. Esse entendimento te permite automatizar suas ações;
Automação de processos
Um sistema CRM é capaz de automatizar tarefas de forma inteligente e assertiva. Ações manuais como a geração de listas de ligação para o Call Center, direcionamento de um possível cliente para o setor responsável, envio de emails automáticos para pessoas específicas e em momentos específicos, etc. podem ser programadas de acordo com a sua realidade de trabalho. Isso contribui muito para o timing das suas campanhas;
Integração com as redes sociais
Você consegue captar as informações de um possível cliente por meio das contas que eles têm nas redes sociais. Isso facilita e agiliza o cadastro;
Controlar oportunidades
Ou seja, controlar contratos e negociações nos quais a sua equipe está trabalhando. Esse controle inclui informações sobre concorrentes que podem estar atrás do mesmo cliente, valores, histórico das negociações;
Criar relatórios
Com uma ferramenta de CRM você e sua equipe poderão extrair informações que podem ser usadas para compreender melhor o trabalho do departamento de vendas, e então criar estratégias para otimizar esse trabalho;
Colaborar
O que quer dizer trabalhar junto com outras pessoas de um mesmo departamento e de outros setores da empresa na realização de tarefas através da ferramenta. Para que isso aconteça, o CRM permite que várias pessoas editem informações sobre clientes ou contratos. Outra função que também costuma estar disponível é a delegação de tarefas eletronicamente;
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Esses são apenas alguns dos principais recursos que um sistema CRM oferece. Ele também inclui informações como contatos realizados por data, histórico financeiro da cada cliente, pendências com a empresa, itens e quantidade que cada cliente costuma comprar, preços e descontos práticas e muito mais. Trata-se de um verdadeiro registro do relacionamento da sua imobiliária com cada cliente.